Atriz Betty Faria

Compartilhe famosos, filmes, trailers e séries

Elisabeth Maria Silva de Faria é o nome completo da atriz brasileira mais conhecida pelo público como Betty Faria. Ela é famosa por ser um dos grandes nomes da televisão brasileira e por seus papéis de grande reconhecimento em filmes.

Ela nasceu no Rio de Janeiro, em 8 de maio de 1941, tendo, em 2018, a idade de 77 anos. Seus pais foram Marçal Faria, um militar e Elza, uma dona de casa. Por conta da carreira de seu pai, se mudou diversas vezes de cidade até os doze anos de idade.

Apesar de ter nascido em uma família católica, Betty Faria já foi umbandista e hoje em dia segue o Budismo de Nitiren, onde diz ter encontrado seu caminho e evoluído espiritualmente.

A atriz, desde jovem, já se interessava pelo ramo artístico e sempre teve uma forte relação com a dança, principalmente com o balé clássico, apesar de seu pai desejar que fosse médica, visto que sua família era bem tradicional e rígida.

Quando tinha seis anos de idade, pediu aos seus pais para fazer aulas de balé. Seu pai deixaria, mas apenas com uma condição: se também estudasse piano.

Betty Faria

Aos 18 anos de idade, fez um teste para um programa da televisão para ser dançarina. O programa era dirigido por Geraldo Casé.

Quando decidiu se aventurar pelo teatro, sofreu preconceitos, visto que era enxergada apenas como uma dançarina e não como uma atriz. Apesar disso, convicta de que gostaria de seguir a carreira, Betty se dedicou ao estudo da dramaturgia.

Logo conseguiu um papel para a sua primeira peça, em 1965, chamada As Inocentes do Leblon, dirigida por Antônio Cabo.

Em 1966, ingressou para o elenco de Onde canta o Sabiá, uma peça no Teatro Copacabana, elenco que também abrigava grandes nomes como Marieta Severo e Norma Suely.

Para aperfeiçoar seus estudos, entrou para o Teatro Jovem, onde havia cursos de atuação. Foi lá onde estudou com José Wilker e Isabel Ribeiro.

Betty Faria: Carreira

Apesar de ter começado no ramo artístico como dançarina de balé, Betty Faria estava destinada a ser uma atriz. Seus papéis em mais de 40 novelas e diversos filmes lhe renderam a fama de uma das maiores atrizes no cenário brasileiro.

Sua primeira aparição em uma novela foi em TNT, onde fez o papel de uma secretária. Logo depois apareceu em seu primeiro filme, onde fez o papel de uma moça na boate em O Beijo, um drama brasileiro baseado na obra de Nelson Rodrigues, O Beijo no Asfalto.

Em 2009, assinou um contrato com a SBT para atuar na novela Uma Rosa com Amor, exibida no ano de 2010, onde interpretou Amália Petroni. Depois de quatro anos, foi readmitida na TV Globo para atuar em Avenida Brasil.

Betty Faria: Novelas

Betty Faria participou de mais de quarenta novelas durante sua carreira, entre papéis secundários e papéis principais. Ficou mais conhecida por interpretar a personagem principal em Tieta, uma novela da Rede Globo lançada em 1989 baseada no famoso livro de Jorge Amado, Tieta do Agreste. Esse papel alavancou ainda mais sua carreira e a transformou num símbolo de beleza em todo o Brasil.

Outras participações importantes em novelas foi interpretando Lucinha, na novela de 1975, Pecado Capital; como Joana Lobato em Baila Comigo, de 1981 e em Água Viva, como Lígia Prado Fragonard, em 1980.

Outras novelas incluem:

  • Os Acorrentados (1969), como Sônia Maria
  • A próxima Atração (1970), como Ciça
  • Cavalo de Aço (1973), como Joana
  • O Espigão (1974), como Lazinha Chave-de-Cadeia
  • Duas Vidas (1976), como Leda Maria
  • Baila Comigo (1981), como Joana Lobato
  • Alma Gêmea (2005), como Marielza
  • Pé na Jaca (2006), como Laura Leiva Barra
  • Avenida Brasil (2012), como Pilar Alburquerque
  • A Força do Querer (2017), como Elvirinha
  • Malhação: Vidas Brasileiras (2018), como Marilu

Em Pecado Capital, Betty deu ares a um novo tipo de personagem não muito comum nas telas da televisão: a de uma mulher que não era frágil como as mocinhas da época. Lucinha era uma mulher batalhadora, suburbana e com grandes ambições que queria subir na vida. Apesar de ter sido um grande sucesso, inicialmente Betty Faria não estava animada para aceitar o papel e teve que ser convencida pelo seu marido na época, Daniel Filho, um dos diretores da novela.

Ela também participou de séries brasileiras como Sob Nova Direção, A Grande Família, Tomara que Caia, A Cara do Pai e Tá no Ar: a TV na TV.

Betty Faria: Filmes

Um dos filmes que marcou a carreira da atriz Betty Faria no cinema foi Bye Bye Brasil, uma história de três artistas que viajam pelo Brasil apresentando espetáculo para pessoas humildes que não tinham acesso a outros meios de entretenimento. Nele, Betty Faria interpretou Salomé, uma das protagonistas. Recentemente, esse filme entrou para a lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Também participou de O Cortiço, de 1978, baseado no clássico de Aluísio Azevedo, onde interpretou a famosa personagem Rita Baiana. Uma de suas últimas participações no cinema foi no filme Casa da Mãe Joana 2, onde interpretou Dona Araci.

Outros filmes incluem:

  • As Sete Faces de Um Cafajeste (1968), como Gildinha
  • Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976), como Leniza Mayer
  • O Bom Burguês (1983), como Neuza
  • Anjos do Arrabalde (1987), como Dália
  • Jubiabá (1987), como Madame Zaíra
  • Um Trem para as Estrelas (1987), como Camila
  • Lili, A Estrela do Crime (1989), como Elisa do Nascimento
  • Perfume de Gardênia (1992), como Odete Vargas
  • Sexo, Amor e Traição (2004), como Yara
  • Chega de Saudade (2007), como Elza

Betty Faria: Vida Familiar e Pessoal

Betty Faria se casou em 1967 com o ator brasileiro Cláudio Marzo, com quem permaneceu até 1969. Em 1968, nasceu sua filha Alexandra Marzo.

Em 1973, casou-se com o diretor de televisão João Carlos Daniel (ou Daniel Filho), com quem permaneceu até 1977 e teve um filho, chamado João.

Ela foi uma das primeiras atrizes a aparecer na capa da revista Playboy, para onde pousou na edição de agosto de 1978. Por ser um momento de censura, a edição não teve nudez. Ela só foi acontecer quando a atriz pousou pela segunda vez, no ano de 1984.

Em 2000, iniciou um relacionamento com o ator Franklin Thompson, com quem ficou por aproximadamente cinco anos. Atualmente se declara solteira. Também é avó de quatro netos.

Em 2016, Betty Faria declarou que sofre de uma doença autoimune chamada artrite reumatoide. Recentemente, ela se envolveu em uma polêmica por ter aparecido em uma foto na praia de biquíni. Sua foto rendeu comentários negativos sobre seu corpo, aos quais ela criticou duramente em entrevistas.

Betty Faria: Livros

Em 2006, aconteceu o lançamento de Rebelde por Natureza, uma autobiografia de Betty Faria, com detalhes sobre sua infância, adolescência, carreira e vida pessoal.

Betty Faria: Prêmios e Indicações

Betty Faria ganhou diversas indicações e prêmios em sua carreira como atriz. Entre os principais estão:

  • Prêmio Air France, em 1974 – pelo seu papel em A Estrela Sobe
  • XIV Festival de Cine Iberoamericano, em 1988 – por Romance de Empregada
  • Melhores do Ano, em 1990 – Melhor Atriz Coadjuvante
  • Indicada ao Troféu Imprensa de 1990 – por seu papel em Tieta
  • XXV Festival de Brasília de Cinema Brasileiro – Melhor Atriz Coadjuvante
  • Troféu Oscarito, em 2012 – no Festival de Gramado

Leave a Reply