Atriz Kirsten Dunst

Compartilhe famosos, filmes, trailers e séries

Kirsten Dunst é uma atriz, modelo e cantora norte-americana, com nacionalidade alemã, nascida em 30 de abril de 1982, no distrito de Point Pleasant, condado de Ocean (Ocean Count), no estado americano de New Jersey. Seus pais são Klaus Hermann Dunst, que trabalhava como executivo de serviços médicos para a multinacional Siemens, e Inez Rupprecht, uma comissária de bordo da Lufthansa. Seu pai nasceu na Alemanha e sua mãe em New. Dunst tem um irmão mais novo chamado Christian.

Kirsten Dunst carreira

A carreira artística de Kirsten Dunst começou aos três anos de idade como modelo de moda infantil em comerciais televisivos. Sua estreia no cinema foi aos seis, com um pequeno papel no filme Oedipus Wrecks, dirigido por ninguém menos do que Woody Allen. O curta era parte da antologia Histórias de Nova Iorque (1989), que contou ainda com um curta de Scorsese e outro de Francis Ford Coppola. Além da estreante Dunst, atuou no filme de Allen o ator Adrien Brody, em um de seus primeiros papéis.

kirsten dunst

Em 1990, atuou no filme A Fogueira das Vaidades, adaptação do romance de mesmo nome do americano Tom Wolfe. Ela fazia o papel da filha do personagem de Tom Hanks.

Os pais da atriz separaram-se no ano de 1993 e, em consequência disso, ela passou a morar com a mãe e o irmão na cidade de Los Angeles, onde estudou na Laurel Hall School e na Notre Dame High School.

Nem sempre a jovem Kirsten Dunst foi uma entusiasta da atuação, especialmente na época da adolescência, à medida que sua fama crescia. A atriz diz que chegou a culpar a mãe por tê-la colocado para atuar, mas que agora percebe que ela sempre quis o seu melhor e que, mesmo que sua infância não tenha sido normal, não mudaria nada nela.

Caminho para o estrelato

A primeira metade dos anos 1990 foi quando a atriz começou a impor a atenção do público e a conquistar a admiração da crítica. O primeiro grande papel da atriz foi no drama Entrevista com o Vampiro, de 1994, filme que contava com as estrelas Tom Cruise, Brad Pitt e Antônio Banderas, e baseado no livro de mesmo nome da escritora Anne Rice.

No papel de uma criança vampira para sempre condenada a não crescer, ela era como uma filha para os personagens, também vampiros, de Tom Cruise e Brad Pitt. Sua atuação foi muito elogiada, inclusive por críticos respeitados como Roger Ebert. O desempenho valeu-lhe uma indicação para o Globo de Ouro.

Ainda em 1994, a atriz coestrelou o filme Adoráveis Mulheres, adaptação de romance de Louisa May Alcott, com Winona Ryder e Claire Danes. Mais uma vez, sua atuação foi elogiada.

No ano seguinte, em 1995, ela atuou no filme Jumanji, vagamente baseado em um livro infantil de mesmo nome. O filme foi estrelado pelo famoso comediante Robin Williams.

Entre os outros filmes em que ela atuou na década de 1990, podemos mencionar Mera Coincidência (1997), Pequenos Guerreiros (1998), Todas as Garotas do Presidente (1999) e as As Virgens Suicidas (1999).

Kirsten também deu voz à jovem personagem-título do filme animado Anastasia, de 1997. Outro filme animado de que participou (na dublagem americana de 1998) foi o japonês O Serviço de Entregas da Kiki. Ela deu voz à simpática e jovem bruxa Kiki.

Ainda na década de 1990, também teve papéis na televisão. Atuou em um episódio da segunda série da franquia de ficção científica Jornada nas Estrelas, em 1993. Nos anos de 1996 e 1997, atuou em episódios da série Plantão Médico, no qual fazia o papel de uma prostituta adolescente.

Kirsten Dunst o século XXI

Entre os filmes mais famosos em que a atriz atuou depois dos anos 2000, podem ser mencionados os da primeira franquia de Homem-Aranha, onde interpretou o papel de Mary Jane Watson, ao lado de Tobey Maguire, o protagonista dos filmes de 2002, 2004 e 2007. A trilogia foi um marco na história do carismático personagem dos quadrinhos. Atuou em O Sorriso de Mona Lisa (2003), O Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004), Tudo Acontece em Elizabeth Town (2005), Maria Antonieta (2006), Melancolia (2011) e Estrelas Além do Tempo (2016).

O papel de Mary Jane Watson, interesse romântico de Peter Park, a identidade secreta do Homem-Aranha, estabeleceu de vez a posição de Dunst como uma das grandes estrelas de Hollywood.

Entre as séries de TV em que atuou no século XXI, podemos mencionar Portlandia e Fargo (sua atuação nesta última rendeu-lhe sua segunda indicação ao Globo de Ouro).

Kirsten Dunst prêmios e indicações

Dunst já foi indicada a diversos prêmios, tendo vencido alguns. Foi indicada duas vezes ao Globo de Ouro (1994 e 2015) por seus papéis no filme Entrevista com o Vampiro e na série de TV Fargo. Ganhou prêmios da MTV por seu papel no filme Entrevista com o Vampiro (Revelação) e no primeiro filme da trilogia do Homem-Aranha (Melhor Atuação Feminina e Melhor Beijo). Venceu duas vezes o prêmio da Sociedade de Críticos de Cinema de Boston (por seu papel em Entrevista com o Vampiro e seu papel em Adoráveis Mulheres). Ganhou o Prêmio do Festival de Cinema de Cannes em 2011 por sua atuação no filme Melancolia.

Kirsten Dunst vida pessoal

Em 2018, Kirsten Dunst não estava casada, mas mantia um relacionamento sério com o colega de profissão Jesse Plemons, que também atuou na série Fargo. Foi com quem ele que a atriz teve seu único filho até então, Ennis Howard Plemons, nascido em 3 de maio de 2018.

Kirsten Dunst idade

A atriz nasceu em abril de 1982. Portanto, em 2018, tem 36 anos.

No começo do ano de 2008, ela se internou no estabelecimento de saúde Cirque Lodge, no estado americano de Utah, um estabelecimento especializado no tratamento de dependentes químicos. Diante dos boatos de que ela seria dependente química, em maio de 2008, ela quebrou o silêncio e revelou que seu problema era depressão.

Kirsten Dunst: Principais Papéis

Opiniões quanto aos principais papéis da atriz podem variar bastante. Talvez, apreciadores das animações do celebrado diretor japonês Hayao Miyazaki prefiram seu papel (dublagem americana de 1998) como a bruxinha Kiki em um dos filmes do diretor japonês. Talvez alguém prefira fazer a associação Kirsten Dunst x Homem-Aranha, no papel que a lançou para a atenção do público mais amplo. Outros vão preferir fazer a associação Kirsten Dunst x Jumanji. Afinal, ela fez, ainda adolescente, um dos personagens principais de um filme querido do público.

Ainda pequena, Kirsten Dunst foi iniciada no mundo artístico como modelo infantil. Estreou no cinema em um pequeno papel em um curta do renomado diretor Woody Allen. Começou a ganhar atenção em 1994 com suas atuações nos filmes Entrevista com o Vampiro e Adoráveis Mulheres. Estourou de vez no século XXI, especialmente com sua atuação como Mary Jane Watson nos filmes da primeira Trilogia do Homem-Aranha. Fez papéis importantes na TV e no cinema e ganhou prêmios importantes de atuação. Trata-se de uma das grandes estrelas da atualidade.

Leave a Reply