Cineminha

Ator Jack Palance

Vladimir Palahniuk ou (Volodymyr Palahniuk, do ucraniano) era o nome verdadeiro do famoso ator norte-americano Jack Palance, o qual também era conhecido pelos seguintes nomes: Jack Brazzo, Walter Palance, Walter J. Palance e Walter Jack Palance.

Nasceu no dia 18 de fevereiro de 1919, na vila de Lattimer Mines, localizada na cidade de Hazleton, pertencente à Pensilvânia (EUA). Seus pais eram imigrantes ucranianos: Anna Gramiak e o minerador Ivan Palahniuk.

Jack: De minerador a piloto

Jack Palance seguiu os passos do pai e chegou a trabalhar como minerador, mas provavelmente decidiu abandonar o ofício após sua morte, vítima de doença pulmonar causada pelo ambiente de trabalho.

Temendo que o destino do pai pudesse se repetir com ele, Jack acabou se tornando pugilista. Ficou conhecido como Jack Brazzo e, durante a carreira no boxe, ganhou cerca de 15 lutas, sendo 12 por nocaute. Todavia, acabou perdendo na quarta rodada da decisão para Joe Baksi, em 17 de dezembro de 1940.

Jack deixou a carreira de atleta quando recebeu a convocação para a Segunda Guerra Mundial. Ele serviu na força aérea do exército como piloto de bombardeio. Acabou sendo ferido em um combate e, por sofrer com ferimentos e queimaduras graves, acabou recebendo uma medalha de boa conduta, e outra pela vitória dos Aliados na guerra.

Provavelmente a característica peculiar que Palance apresentava no rosto de desfiguração tenha surgido deste incidente na guerra por volta do ano de 1942, e não como uma consequência de possíveis golpes recebidos durante o período em que se dedicou ao boxe como acreditavam muitas pessoas.

Posteriormente, o ator começou a fazer uma série de cirurgias plásticas com o intuito de reduzir as marcas em seu rosto.

Nesse ínterim, Jack Palance decidiu retomar os seus estudos na faculdade de Jornalismo da Universidade Stanford e acabou se tornando um profissional da área. Jack chegou a trabalhar em uma emissora de rádio.

Mas sua paixão era mesmo a carreira artística. Seus primeiros papeis foram como vilões dos antigos filmes de faroeste (western) realizados entre as décadas de 1950 e 1960.

Início da carreira artística

Jack Palance estreou nos palcos em 1947 com a peça “The Big 2” e logo surgiu a oportunidade de substituir o ator Marlon Brando na peça “A Streetcar Named Desire” para dar vida ao personagem Stanley Kowalski, na Broadway.

Depois integrou o elenco das peças “Ilha Temporária” e “A Vigília” (ambas de 1948) e “The Silver Tassle” (1949). Trabalhou também em “Escuridão do meio-dia”. Jack Palance começou a se destacar e, com isso, conseguiu cerca de 20 contratos com a Century-Fox.

Como nota, as marcas faciais do acidente aéreo trouxeram ao ator características que acabaram lhe beneficiando em muitos projetos, principalmente no cinema. Ao contrário de atores famosos considerados como galãs, como, Marlon Brandon (1924 – 2004) ou James Dean (1931 – 1955), Jack Palance acabou se destacando por levar ao cinema um arquétipo singular de vilão munido de intenso brilho e postura intimidadora, tanto que integrou o elenco de um dos maiores clássicos hollywoodianos “Os brutos também amam” (1953), em que deu vida ao temível pistoleiro Jack Wilson.

Jack Palance: Filmografia

O ator fez vários e importantes papeis. Abaixo encontra-se a relação dos principais filmes que Jack Palance atuou ao longo de sua carreira:

Além de filmes, Jack Palance também trabalhou em séries e filmes de TV como, por exemplo:

Indicações e Prêmios

A primeira indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, foi pela sua atuação no filme “Sudden Fear” e depois no filme “Shane”. Mas o prêmio, que por sinal seria desta mesma categoria, só viria em 1992 com o filme “City Slickers”.

Jack Palance: morte

Apesar de ter mantido uma vida ativa e ter trabalhado até o ano de 2004, Jack Palance acabou falecendo em 10 de novembro de 2006, com 87 anos de idade, por causas naturais. Ele deixou três filhos, a saber: Holly Palance, Cody Palance e Brooke Palance.