Vin Diesel

Compartilhe famosos, filmes, trailers e séries

Mark Sinclair Vincent, popularmente conhecido como Vin Diesel, é um ator, produtor e roteirista norte-americano, muito famoso pelo seu papel como Dominic Toretto na franquia Velozes & Furiosos.

Vin Diesel: origem

Vin Diespaiel nasceu no Condado de Alameda (Alameda County), no Estado da Califórnia, em 18 de julho de 1967. Sua ascendência é afro-americana por parte de pai e holandesa por parte de mãe.

Vin e seu irmão gêmeo Paul foram criados em Nova Iorque pela mãe e, posteriormente, também pelo padrasto, Irving, um professor de atuação que estimulou o interesse do garoto pelas artes dramáticas.

A estreia de Diesel nos palcos foi em uma peça infantil quando ele tinha 7 anos de idade. A história de como isso aconteceu parece obra de ninguém menos do que o próprio destino. O futuro ator e alguns amigos invadiram um teatro para se divertirem por lá sem saber que estava na hora dos ensaios. Acabaram pegos pelo diretor artístico do local, que, em vez de chamar a polícia, convidou-os a atuar no palco. Vin saiu-se tão bem que foi incluído na peça. Começava dessa maneira a aproximação de Diesel com a atuação.

vin diesel

Na adolescência, ele, que antes era magro (o que lhe valera o apelido de “Worm”, verme, minhoca), ganhou, graças ao constante treinamento físico a que se submetera, poderosos e bem definidos músculos, ainda hoje marcas registradas suas. Foi no final da adolescência que se tornou leão de chácara de uma boate de Nova Iorque, a Tunnel, trabalho que exerceu durante três anos.

Nessa época, adotou o nome Vin Diesel e raspou a cabeça, o que acabou se tornando outra de suas marcas registradas, contribuindo para um visual próprio, que o distinguia dos outros atores. Nesse período, também estudou inglês e literatura no Hunter College.

Em 1987, Diesel deixou a faculdade e o trabalho na boate e partiu para a cidade Los Angeles para tentar se tornar uma estrela de cinema. Durante um ano, trabalhou como vendedor em uma loja de aparelhos de televisão enquanto tentava conseguir papéis.

Vin Diesel: carreira no cinema

Sua carreira no cinema começou apenas em 1990, em um pequeno papel (sem nem mesmo direito à menção nos créditos) de enfermeiro no drama Tempo de Despertar, filme que foi estrelado por Robert De Niro e Robin Williams e dirigido por Penny Marshall. Embora Diesel tenha passado quase despercebido, o filme foi muito bem recebido e chegou a receber três indicações ao Oscar, inclusive na categoria Melhor Filme.

Em 1995, novo passo à frente na carreira de Diesel. Ele conseguiu lançar um curta (filme de menos de 40 minutos) de 20 minutos que foi escrito, dirigido, produzido e estrelado por ele mesmo. Trata-se de Multi-Facial, um filme sobre a situação de um ator mestiço (como o próprio Diesel, filho de mãe com raízes inglesas, escocesas e alemãs, e supostamente um pai negro, que ele nunca conhecera) que não consegue passar da fase de testes para os papéis que deseja fazer. O filme foi exibido no Festival de Cannes.

Em 1997, foi lançado o filme Strays, também produzido, escrito, dirigido e estrelado por Diesel. Foi o primeiro longa que ele estrelou, exibido no Festival de Sundance. A história é de um chefe de gangue lidando com a falta de estrutura familiar de sua infância e buscando algo mais permanente do que os casos amorosos a que havia se acostumado. A busca acabou por transformar sua vida.

Em 1998, o ator foi chamado pelo famoso diretor Steven Spielberg para atuar em seu filme sobre a Segunda Guerra Mundial: O Resgate do Soldado Ryan, que acabou se tornando um ícone moderno do cinema. O filme acabou sendo indicado ao prêmio para elencos do Sindicato dos Atores. Em 1999, ele deu voz ao personagem-título do filme animado O Gigante de Ferro.

Em 2000, foi um dos atores principais do filme O Primeiro Milhão, um drama policial em que também atuou Ben Affleck. Também em 2000, estrelou a ficção científica As Crônicas de Riddick – Eclipse Mortal.

Vin Diesel: Velozes e Furiosos

Em 2001, a carreira de Vin Diesel encontrou Veloz e Furiosos e nunca mais foi a mesma. O filme fez um sucesso estrondoso, com uma arrecadação muito superior ao seu orçamento, ajudando a criar a franquia Velozes & Furiosos e a projetar o nome de Vin Diesel mais alto do que ele poderia imaginar. A franquia, que já conta com mais de 8 filmes, com previsão para mais, é, sem dúvida alguma, uma das mais bem-sucedidas da do cinema. Finalmente Diesel conquistou seu lugar no mundo de Hollywood.

A carreira de Vin Diesel depois do estrelato

Em 2002, o ator fez o primeiro filme de outra franquia vitoriosa: a serie xXx (lê-se Triplo X), em que interpretou um agente secreto, Xander Cage. Ele também foi o produtor executivo do longa.

Diesel repetiu o papel de Dominic Toretto em todos os outros filmes da franquia Velozes e Furiosos, excluindo “+Velozes +Furiosos”, de 2003, único sem a presença do astro, que retornaria no filme seguinte “Desafio em Tóquio”, de 2006, nos créditos finais.

Aliás, em 2009, Diesel atuou em um curta-metragem centrado no personagem de Toretto e sua história antes do primeiro filme da franquia. Chama-se o filme Los Bandoleros. Mais uma vez, além de atuar, ele escreveu, produziu e dirigiu o curta.

No drama de guerra A Longa Caminhada, de Billy Lynn, lançado em 2016, Diesel fez o papel de Shroom, o sargento cuja morte em ação coloca o enredo do filme sobre uma unidade militar no Iraque em movimento.

Vin Diesel: Universo Cinematográfico Marvel

Em 2014, Vin Diesel atuou no filme Guardiões da Galáxia, dando voz a Groot, uma árvore humanoide que só diz apenas três palavras: “Eu sou Groot”. O diretor e corroteirista (junto com Nicole Perlman) do filme, James Gunn, disse que Diesel é um perfeccionista e que a expressividade que dava em cada ocasião à mesma frase era impressionante.

O filme, extremamente apreciado pela crítica, colocou os personagens, até então obscuros no mundo dos quadrinhos, no radar do público. Em 2017, Diesel repetiu o papel na continuação Guardiões da Galáxia 2. Em 2018, mais uma vez atuou como o alienígena, desta vez em Vingadores: Guerra Infinita.

Vin Diesel: vida pessoal

O ator gosta muito do RPG Dungeons & Dragons e escreveu o prefácio de um livro comemorativo dos trinta anos do jogo.

Até 2018, Vin Diesel se encontra em um relacionamento com a modelo mexicana Paloma Jimenez, desde 2007, com quem teve três filhos: duas garotas, uma nascida em 2008 e a outra nascida em 2015, e um garoto, nascido em 2010.

Vin Diesel: prêmios e indicações

Além da nomeação conjunta com os outros membros do elenco de O Resgate do Soldado Ryan, Vin Diesel foi indicado a vários prêmios e recebeu alguns. Falaremos de algumas indicações e prêmios.

Foi indicado três vezes ao MTV Films Awards e ganhou uma vez, no ano de 2014, por sua atuação em Velozes e Furiosos. Foi indicado seis vezes ao Teen Choice Awards e ganhou uma vez, por sua atuação no sétimo filme da franquia Velozes e Furiosos. Foi indicado em 2012 ao Image Awards da Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor por sua atuação no quinto filme da franquia Velozes e Furiosos.

Nem tudo foram flores em sua carreira. Ele recebeu também, em 2005, indicação para um Prêmio Framboesa de Ouro de pior ator por seu papel no filme A Batalha de Riddick.

Leave a Reply