Ator Liam Neeson

Compartilhe famosos, filmes, trailers e séries

Liam John Neeson, mais conhecido como Liam Neeson, é um ator norte-irlandês atua na área cinematográfica desde 1981. Nascido em 7 de junho de 1952, na cidade Ballymena, na Irlanda do Norte, ele já participou de mais de 50 filmes e séries de TV. O ator é mais famoso por seus filmes de ação, como Busca Implacável e Sem Escalas, e o drama A Lista de Schindler.

Biografia Liam Neeson

Liam é filho de Katherine Brown Neeson e Bernard Neeson, que não dispunham de uma boa situação financeira. Sendo assim, aos 15 anos de idade, Liam já trabalhava para ajudar em casa como um operador de grua e também como pugilista amador (lutador de boxe).

Ele foi casado por 15 anos com a atriz Natasha Richardson, até que a mesma faleceu em março de 2009, em um acidente de esqui, deixando-o viúvo e com dois filhos: Daniel e Micheál Neeson. Nascido em 1996, Daniel trabalha com design de roupas e com uma empresa de caridade. Micheál, nascido em 1995, é ator como o pai e participou de filmes como O Âncora 2: Tudo Por um Furo e The Rising.

O ator não costuma postar muito sobre sua vida pessoal, porém possui contas no Twitter e Instagram.

liam neeson

Curiosidade sobre Liam Neeson

  • Liam foi criado como católico e recebeu o seu nome em homenagem a um padre.
  • Ele criou seus filhos junto com Natasha no catolicismo.
  • Neeson possui três irmãs mais velhas.
  • Liam começou aulas de boxe quando ainda tinha 9 anos, e depois seguiu por um tempo essa carreira. Neeson só parou de praticar o esporte após quebrar o nariz e desmaiar durante uma luta.
  • Sua primeira vez em um palco foi aos 11 anos, quando entrou em uma peça porque a menina que ele gostava estava no elenco. Após isso, gostou tanto que continuou participando das peças da escola.
  • Sua decisão para se tornar ator foi dada com a ajuda de um pastor de uma igreja na qual Neeson costumava frequentar.
  • Durante a filmagem de Busca Implacável 2, Liam contou que o Adhan (chamado de oração dos islamistas) era algo que ele gostava e achava muito bonito, mesmo sendo católico.
  • No início de sua carreira, Neeson era um fumante excessivo e só parou quando entrou para o elenco de Esquadrão Classe A, como Hannibal Smith, que era um ex-fumante, por isso quis manter esse traço da personalidade e parou de fumar.
  • Liam já revelou que, por um tempo, quis se tornar padre.
  • Ele foi condecorado como cidadão honorário da cidade de Ballymena, mas logo renunciou após ser acusado por membros do Partido Unionista Democrático por algumas declarações que o mesmo fez sobre ser católico.
  • Em 1999, Liam foi nomeado oficial da Ordem do Império Britânico pela rainha Elizabeth II.
  • O ator tem medo crônico de altura, mas mesmo assim tenta não mostrar isso em seus papeis.

Carreira do ator Liam Neeson

Aos 15 anos, iniciou seu trabalho como operador de grua (guindaste) para ajudar sua família, ao mesmo tempo que matinha a carreira amadora como lutador de boxe. Em 1971, Neeson entrou para a Queen`s University Belfast, no curso de física e ciência da computação, mas acabou desistindo e foi trabalhar em uma cervejaria. Durante sua estadia na universidade, Liam se interessou por futebol americano e até mesmo jogou em uma partida como substituto, porém não lhe foi oferecido um contrato para jogar.

Com seu trabalho duro, aos 19 anos foi para Belfast, onde tentou fazer o curso para se tornar professor. Porém, com 24 anos, ao seguir conselhos sobre seguir carreira como ator, Liam entrou para a companhia de teatro da cidade de Belfast. Sua primeira experiência em grandes palcos foi em 1977, em uma peça em que atuou como Jesus Cristo. Até 1980, Neeson participou de diversas peças, até que o cineasta John Boorman o viu em Mice and Men e o ofereceu um papel no filme Excalibur. Após o filme, Liam resolveu se mudar para Londres (indo morar com a atriz Helen Mirren, que também atuou em Excalibur), onde teria mais chances no cinema, continuando a participar de filmes pequenos.

Seu primeiro filme como protagonista aconteceu apenas em 1990, no tremendo fracasso chamado Vingança Sem Rosto. Com isso, Neeson voltou a fazer peças em companhias de Londres e retornava de vez em quando para Hollywood para atuar em pequenos papeis, como em Maridos e Mulheres, de Woody Allen.

Sua grande chance aconteceu quando o Steven Spielberg visitou Londres e assistiu a uma de suas peças. O diretor gostou tanto de sua atuação que o achou perfeito para o personagem de seu futuro projeto. Foi assim que Liam se tornou protagonista do aclamado A Lista de Schindler, de 1993. Sua atuação foi tão impressionante que recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator, porém Liam perdeu para Tom Hanks, pelo filme Filadélfia.

Após este grande sucesso, Neeson começou a receber diversos papeis principais em filmes como em Les Miserables e Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma, como Qui-Gon Jinn.

Liam narrou, em 2001, o documentário Journey Into Amazing Caves, & The Endurance? Shackleton`s Legendary Antarctic Adventura, que ganhou diversos prêmios. No mesmo ano, foi indicado a um Tony Award por sua performance em The Crucible. Apareceu em Kinsey – Vamos Falar de Sexo, que fez com que ele fosse indicado a um Golden Globe Award como Melhor Ator, porém perdeu para Leonardo DiCaprio. Neeson também participou de filmes como Simplesmente Amor e Batman Begins.

Em 2005, sua voz foi usada no leão Aslan, no filme As Crônicas de Narnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa. Em 2008, Liam começou a fazer filmes de ação, como Busca Implacável, que foi um grande sucesso, levando-o para mais filmes do gênero. Além disso, sua voz foi usada para diversas animações, filmes e jogos durante os anos.

Principais papéis em filmes por Liam Neeson

  • Excalibur (1981): O filme conta a história do Rei Arthur, acompanhado de Morgana, Merlin e seus fiéis companheiros. É o primeiro filme de Liam, em que faz o papel de Gauvain, um de seus companheiros e cavaleiros.
  • Darkman – Vinganca Sem Rosto (1990): Em seu primeiro papel como protagonista, Neeson dá vida a um homem que, após ser atacado por assaltantes, parte em busca de vingança.
  • Maridos e Esposas (1992): O filme de Woody Allen segue a vida de dois casais passando por crises e suas tentativas se entender.
  • A Lista de Schindler (1993): Oskar Schindler resolveu usar da mão de obra judia para abrir uma fábrica e conseguir lucrar com isso durante a Segunda Guerra Mundial. Porém, ao contrário do esperado, Oskar vira um dos grandes heróis do período nazista e salva a vida de mais de mil judeus.
  • Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999): No retorno da franquia, o primeiro filme da segunda trilogia conta com Liam Neeson no papel do mestre jedi Qui-Gon Jinn.
  • Simplesmente Amor (2003): Diversas histórias que se interligam por um único motivo: o amor. Liam faz o papel do pai solteiro Daniel, que está em busca de seu amor.
  • Kinsey – Vamos Falar de Sexo (2004): Inspirado no livro que abalou as estruturas da sociedade conservadora americana de Albert Kinsey, Neeson faz o protagonista.
  • Batman Begins (2005): Em um dos filmes mais populares do Cavaleiro das Trevas, Liam faz o papel de Henri Ducard, o treinador de Bruce Wayne que faz parte da Liga das Sombras.
  • Busca Implacável (2008): Kim e sua amiga vão para Paris passar as férias quando são sequestradas por traficantes de pessoas para serem escravas de sexo, porém o que os sequestradores não esperavam era que o pai de Kim fosse um ex-agente do governo e fosse fazer de tudo para recuperar sua filha.
  • Fúria dos Titãs (2010): Em uma gigantesca batalha entre deuses, Liam Neeson faz o papel de Zeus, o mais poderoso dos deuses.
  • Desconhecido (2011): Após sofrer um acidente, Martin (interpretado por Liam Neeson) acorda e é surpreendido por não ser reconhecido por ninguém, incluindo sua esposa. Com a polícia não aceitando seu testemunho, começa a ser perseguido e tenta ir o mais longe possível para descobrir a verdade.
  • Battleship – A Batalha dos Mares (2012): O filme é baseado no jogo Batalha Naval e Liam faz o papel do Almirante Shane.
  • Sem Escalas (2014): Em um voo, o agente Bill recebe uma ligação dizendo que, a cada 20 minutos que se passassem, um passageiro seria morto caso uma certa quantia de dinheiro não fosse entregue.
  • O Passageiro (2018): Michael (Liam Neeson) está em um trem indo a uma viagem de negócios quando uma mulher misteriosamente o oferece 100.000 dólares para ele ajudá-la a achar um passageiro dentro do último vagão do trem.

Principais prêmios e indicações de Liam Neeson

  • Oscar de Melhor Ator em A Lista de Schindler (INDICADO)
  • Globo de Ouro Melhor Ator em Filme Dramático em Kinsey – Vamos Falar de Sexo (INDICADO)
  • Los Angeles Film Critics Association Award Melhor Ator em Kinsey – Vamos Falar de Sexo (VENCEDOR)
  • Globo de Ouro Melhor Ator em Filme Dramático em A Lista de Schindler (INDICADO)
  • British Independent Film Award Prêmio Variety (VENCEDOR)
  • Prêmio BAFTA Melhor Ator em A Lista de Schindler (INDICADO)
  • Golden Camera Award – International Lifetime Achievement 2018 (VENCEDOR)

Leave a Reply