Johnny Depp

Compartilhe famosos, filmes, trailers e séries

John Christopher Depp ll, mais conhecido como Johnny Depp, é um renomado ator, produtor, diretor e músico norte-americano, muito famoso por sua notável interpretação como o Capitão Jack Sparrow na saga de filmes Piratas do Caribe.

Sua carreira já remonta mais de 30 anos e rendeu-lhe prêmios como o Globo de Ouro, além de três indicações ao Oscar como Melhor Ator. Apesar de sua fama, sua história é surpreendente.

johnny depp

Filho de um engenheiro e uma garçonete, Johnny Depp nasceu em Owensboro, cidade do estado americano do Kentucky, em 9 de junho de 1963. A maior parte de sua ascendência é inglesa, embora possua entre seus ancestrais pessoas de outros países europeus. Seu sobrenome, por exemplo, veio de um huguenote (protestante francês na época das guerras entre católicos e protestantes na França), Pierre Dieppe, que se estabeleceu no estado americano da Virgínia por volta do início do século XVIII.

Quando adolescente, Depp, que ganhou uma guitarra da mãe aos 12 anos de idade, tocou em diversas bandas de garagem. Seus pais se separaram quando ele tinha 15 anos de idade. Aos 16, abandonou a escola para seguir seu sonho de fazer do rock sua carreira.

Aos 20 anos, no final de 1983, casou-se com Lori Anne Allison, que era irmã do cantor de sua banda. Durante o casamento deles, Depp teve vários empregos, inclusive como agente de telemarketing na venda de caneta. Ela, por sua vez, trabalhava como maquiadora. Foi a esposa de Depp quem o apresentou ao ator Nicolas Cage, que sugeriu a Depp que seguisse a carreira de ator. Depp e Allison separaram-se no ano de 1985.

Johnny Depp: carreira como ator

Johnny Depp deu vida a personagens que ficaram famosos, como Edward, o papel-título do filme Edward Mãos de Tesoura, dirigido por Tim Burton, e o Capitão Jack Sparrow, da franquia Piratas do Caribe. Interpretou também papéis que já eram conhecidos, seja por serem de pessoas famosas na vida real, como o escritor inglês J. M. Barrie, criador de Peter Pan, em Em Busca da Terra do Nunca, ou por já terem sido interpretados anteriormente no cinema, como o fantástico magnata dos doces Willy Wonka, de A Fantástica Fábrica de Chocolate.

A carreira cinematográfica de Depp começou em 1984, com o filme de terror A Hora do Pesadelo, no qual ele era uma das vítimas do icônico vilão Freddy Krueger, que surgia pela primeira vez nesse filme. Em 1986, ele teve um papel pequeno em Platoon, filme sobre a Guerra do Vietnã do diretor Oliver Stone.

Entre 1987 e 1990, Johnny Depp estrelou o seriado Anjos da Lei, que seguia atuação de um grupo de policiais que usavam suas aparências jovens para infiltração entre adolescentes e combater atividades criminosas entre estes. O papel lhe rendeu a condição de ídolo dos adolescentes. Johnny Depp, jovem ainda, impunha-se à atenção do público americano.

Em 1990, Johnny Depp atuou no filme Edward Mãos de Tesouras ao lado de Winona Ryder. O sucesso do filme e sua brilhante atuação lhe renderam uma indicação ao Globo de Ouro, cimentando sua posição como um grande ator de Hollywood.

Entre os outros filmes em que Johnny Depp atuou nos anos 1990, podemos citar Ed Wood (1994), no qual também fez o papel-título e também esteve sob a direção de Tim Burton, Donnie Brasco (1997) e Medo e Delírio (1998).

Entre os longas que fez a partir de 2000, podemos citar os filmes da extremamente bem-sucedida franquia Piratas do Caribe, na qual interpreta o papel do pirata Jack Sparrow. O personagem que é, sem dúvidas, o mais associado à sua imagem. O primeiro filme da franquia foi lançado em 2003: Piratas do Cariba: A Maldição do Pérola Negra, e seguido por mais quatro, O Baú da Morte (2006), No Fim do Mundo (2007), Navegando em Águas Misteriosas (2011) e A Vingança de Salazar (2017). A franquia tem previsão para mais lançamentos em breve.

Outros papéis marcantes que Johnny Depp fez nos últimos anos nós já citamos: o de Willy Wonka e o de J. M. Barrie. Em 2016, apareceu em uma participação especial no filme Animais Fantásticos e Onde Habitam, no papel do bruxo das trevas Grindelwald. O filme passa-se no universo de Harry Potter, décadas antes de o simpático bruxinho de óculos ter nascido.

Antes disso, em 2013, no filme O Cavaleiro Solitário, Depp havia feito o papel de Tonto, o ajudante indígena do personagem-título. O filme arrecadou menos do que se esperava e não foi muito apreciado pela crítica. Houve quem criticasse a escalação de Depp para o papel de Tonto e achasse que o filme não representava adequadamente a tribo dos Comanches.

Durante sua carreira de décadas, Depp foi indicado a vários prêmios importantes. Foi indicado 10 vezes ao Globo de Ouro, prêmio que ganhou uma vez por sua atuação em Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, de 2007.

Foi indicado ao Oscar três vezes, nos anos de 2004, 2005 e 2008 por suas atuações em Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra, Em Busca da Terra do Nunca e em Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet. Ele também foi indicado três vezes ao prêmio do sindicato de atores, o Screen Actors Guild. Venceu em 2004 pela atuação no primeiro filme de Piratas do Caribe.

Johnny Depp ganhou ,em 1999, uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.

Outras atividades de Johnny Depp

Desde que se destacou como ator, Johnny Depp fez incursões em outras áreas. Citaremos algumas. Ele formou uma banda de rock, Vampiros de Hollywood (no original, Hollywood Vampires), com Joe Perry, do grupo Aerosmith, e o cantor Alice Cooper. A banda chegou a participar do Rock in Rio em 2015.

Depp coeditou um livro do cantor Woodrow Wilson Guthrie, falecido em 1967. Fundou em 2004 uma produtora de conteúdo audiovisual chamada Infinitum Nihil.

Johnny Depp: Polêmicas e Vida Pessoal

A vida de Johnny Depp parece ser quase tão movimentada e imprevisível quanto a de seus excêntricos personagens. Às vezes, ele parece tão aventureiro quanto o pirata Jack Sparrow e tão deslocado quanto o pária Edward Mãos de Tesoura.

Segundo o ator, ele começou a fumar aos 12 anos de idade e pouco tempo depois passou a consumir álcool e usar drogas. Pessoas próximas dizem que as drogas podiam deixá-lo paranoico, agressivo ou incoerente. Ele foi processado por ter batido em um membro de uma equipe de filmagens. Segundo documentos do processo, ele cheirava a álcool e usava drogas no set de filmagem.

Depp já foi preso algumas vezes. Em uma delas, em 1999, por ter brigado com um paparazzo em Londres. Outra ocasião em que foi preso foi em 1994, depois ter feitos grandes estragos em um quarto de hotel em que estava com a modelo Kate Moss, com quem namorava na época.

Johnny Depp relacionamentos

Entre 1994 e 1998, manteve um relacionamento com a modelo Kate Moss, já mencionada anteriormente. Entre 1998 e 2012, teve um relacionamento com a atriz, modelo e cantora francesa Vanessa Paradis.

Entre as mulheres com quem Johnny Depp já se casou, podemos mencionar sua primeira esposa, Lori Anne Allison (1983 a 1985), e sua segunda, Amber Head. Depp e Amber se casaram em 2015 e se divorciaram em 2017, após a atriz acusá-lo de agressão, num relacionamento recheado de polêmicas.

A escalação de Johnny Depp para Animais Fantásticos foi muito criticada pela mídia, pois se deu na mesma época do escândalo de agressão à atriz Amber Head.

Depp tem dois filhos, uma menina e um menino nascidos, respectivamente, em 1999 e 2002, frutos de seu relacionamento com Paradis.

Embora Depp tenha afirmado em entrevistas crer possuir ascendência da tribo indígena Cherokee, não há comprovação objetiva do fato.

Johnny Depp principais papeis

Ao longo das décadas, Johnny Depp sempre gostou de interpretar personagens complexos e interessantes. É difícil não se lembrar de Edward Mãos de Tesoura, de Willy Wonka, do diretor fracassado e excêntrico Ed Wood, de Donnie Brasco (na verdade, o policial Joe Pistone, infiltrado entre criminosos), do escritor J. M Barrie, de John Wilmot, do Chapeleiro Maluco, de Grindewald e, é claro, do Capitão Jack Sparrow.

Complexo, exuberante, rebelde, brilhante e muito mais: assim é Johnny Depp.

Leave a Reply