Cineminha

William Forsythe

William Forsythe é um ator norte-americano muito famoso pelos estereótipos interpretados em sua carreira como gângsteres, policiais e outros tipos durões. Nascido no bairro de Bedford-Stuyvesant, no Brooklyn (Nova York), em 7 de junho de 1955, ele possui traços étnicos mistos como o italiano (herdado do avô materno), o alemão, o irlandês, o inglês e o escocês. William herdou o nome de seu avô paterno “Johnny William Forsythe”.

Início da carreira

Forsythe estudou artes dramáticas no The Beverly Hills Playhouse. Curiosamente, seu interesse pela área da atuação foi despertado após ter sido obrigado pelo seu professor a interpretar o personagem Cesar da peça “Júlio Cesar” de William Shakespeare.

Desde o ano de 1978, William exerce sua arte ativamente, o que lhe fez se tornar um ator bastante popular e reconhecido como um dos mais talentosos de Hollywood.

William já fez vários trabalhos tanto para o cinema, como para a TV. Em 1993, ele recebeu uma indicação ao prêmio de Melhor Ator Independente pela atuação realizada em “Waterdance”. Como muitos outros grandes atores, William Forsythe iniciou sua carreira com alguns papeis pequenos, mas que tiveram grande audiência, como é o caso das séries policiais exibidas pela NBC: “CHiPs”, Hill Street Blues (ambas em 1981) e TJ Hooker (exibida pelos canais ABC e CBS, em 1982).

Outros filmes em que William Forsythe apareceu foram: Once Upon a Time in America (1984) – em que atuou como Cockeye -, em Raising Arizona (1987), onde co-estrelou com John Goodmam e em Extreme Prejudice (1987) como um soldado renegado.

Participações em séries

William Forsythe também já participou de outras produções de sucesso. Entre tantas atuações, uma das que mais se destacam é sem dúvida o papel de um paciente de cadeira de rodas que era rebelde em “The Waterdance” (1991).

Ainda neste mesmo ano, William integrou o elenco de “Al Capone”, uma adaptação televisiva da obra cinematográfica. Outra significativa participação foi no remake de “Os Intocáveis”, assim como em “UC Undercover” (uma produção realizada entre os anos de 2000 e 2001) e, em 2010, em um episódio de “CSI: Miami” em que deu vida ao Capitão Sutter.

Ainda em 2010, William Forsythe foi o protagonista de “Dear Mr. Gacy” em que atuou como o personagem John Wayne Gacy que era um serial killer responsável pela morte de 33 jovens americanos.

Em 2011, Forsythe participou da 2ª temporada da série “Boardwalk Empire – O Império do Contrabando” dando vida ao personagem Manny Horvitz (ou como também era conhecido Munya), um chefe do crime bastante cruel e que fornecia bebidas para restaurantes e bares clandestinos.

Recentemente, Forsythe integrou o elenco da série “The Man In The High Castle” que está em sua 3ª temporada. A série é da Amazon e é baseada em um livro homônimo do escritor Philip K. Dick, de 1962. Na série, o ator interpreta o diretor do FBI, J. Edgar Hoover, o qual é bastante poderoso e controverso.

Filmografia

William Forsythe é um ator que possui vários trabalhos interessantes em seu currículo. Abaixo estão listados os filmes e os respectivos personagens vivenciados pelo ator.