Emilio Estevez

Compartilhe famosos, filmes, trailers e séries

Emilio Estevez é um ator norte-americano, muito popular na década de 1980, e famoso por seus papeis em filmes como Vidas Sem Rumo, Clube dos Cinco e Jovens Justiceiros.

Origens do ator Emilio Estevez

Emilio Estevez é filho do aclamado ator Ramón Estevez, mais conhecido pelo nome artístico Martin Sheen, e da atriz e produtora Janet Estevez, cujo nome de solteira era Janet Templeton. Ela costuma usar o nome artístico Janet Sheen.

Emilio, o filho mais velho do casal, nasceu em 12 de maio de 1962. Sua cidade natal é Nova Iorque. Ele nasceu em Staten Island, um dos boroughs de Nova Iorque (borough é um tipo de divisão administrativa da cidade). Ele viveu em Nova Iorque até 1968, ano em que a família se mudou para Malibu, no estado americano da Califórnia. Lá, Emilio passou a maior parte da infância e da adolescência.

Emílio Estevez é irmão de Charlie Sheen, famoso aemilio esteveztor que usa o sobrenome artístico do pai e estrelou filmes de sucesso como Wall Street e Todo Mundo em Pânico 3, 4 e 5, além de ter protagonizado a série de TV Two and a Half Man. Porém, seu verdadeiro nome é Carlos. Outros irmãos de Emilio são os também atores Ramon Estevez e Renée Estevez, esta última também escritora. Apenas Charlie Sheen, entre os irmãos, adotou um nome artístico.

Emílio Estevez: filmes e séries de TV

Aos 14 anos, Emilio Estevez foi com o pai às Filipinas, país asiático em que Martin Sheen estava filmando cenas do clássico do cinema Apocalypse Now. Emilio chegou a filmar algumas cenas como figurante, mas elas acabaram não sendo a na versão final do filme.

No Ensino Médio, Emilio coescreveu uma peça de teatro sobre veteranos da Guerra do Vietnã. Ele também atuou nela, que foi apresentada em sua escola. Seus pais a assistiram. Martin Sheen, posteriormente, contou ter percebido, enquanto via Emilio atuar, que seu filho mais velho era “um de nós”, ou seja, um ator.

Um dos créditos de atuação mais antigos que o site IMDb, que é especializado em obras de cinema e televisão, associa a Estevez é pela participação em alguns episódios de 1980 e 1981 da antologia religiosa católica Insight. Em 1982, ele apareceu em um episódio de um seriado chamado Making the Grade. Antes disso, ele havia feito uma ponta (que não foi mencionada nos créditos da obra) no filme Terra de Ninguém, que foi lançado em 1973. Seu pai, Martin Sheen, foi um dos protagonistas do filme. Emilio também foi colega do pai no filme para TV In the Custody of Strangers, do ano de 1982.

Emilio Estevez atuou em alguns dos mais icônicos filmes dos anos 1980, tendo papéis entre os principais em boa parte deles. Fez Emílio Estevez Vidas sem Rumo, lançado em 1983, filme dirigido pelo famoso diretor Francis Ford Coppola.

Fez Emilio Estevez Repo Man: A Onda Punk, filme de 1984. Seu papel era o do personagem-título.

No entanto, seus principais papeis nos anos 1980 foram nos filmes Clube dos Cinco e Os Jovens Pistoleiros.

Em Clube dos Cinco (The Breakfast Club), lançado em 1985, seu papel foi o de Andrew Clark, um jovem atleta em detenção na escola com outros 4 adolescentes do ensino médio. O filme é hoje considerado um clássico do cinema e muito conceituado no mundo artístico.

Em Os Jovens Pistoleiros (Young Guns), filme de 1988, Emílio fez o papel principal do célebre pistoleiro Billy The Kid ao lado de atores como Kiefer Sutherland (Jack Bauer) e seu irmão Charlie Sheen. Ele reprisou o papel na continuação de 1990 (Young Guns ll), que, no Brasil, ganhou o nome de Jovem Demais Para Morrer.

Carreira de Emílio Estevez dos anos 1990 em diante

Os dois filhos mais famosos de Martin Sheen, ou seja, Emilio Estevez e Charlie Sheen, estrelaram juntos a comédia/ação/suspense Trabalho Sujo, que foi lançada no ano de 1990. Além de atuar no filme, Emilio também escreveu o roteiro e dirigiu a obra.

Fez também Emilio Estevez filmes como os da franquia The Mighty Ducks, em que atuou como Gordon Bombay, um advogado que trabalha também como treinador de um time juvenil de hóquei no gelo.

Emílio Estevez Martin Sheen

No filme de 1996, Veteranos de Guerra, Emilio Estevez contracenou novamente com o pai. Emilio fazia o papel de um atormentado veterano da Guerra do Vietnã e Martin Sheen, seu pai.

Houve outras ocasiões em que Emilio Estevez e Martin Sheen atuaram na mesma obra. Um exemplo curioso desta colaboração foi o fato de os dois terem interpretado o mesmo personagem na série West Wing. Martin Sheen deu vida ao presidente Josiah Bartlet, enquanto Emílio Estevez atuou como o próprio Josiah, porém na juventude, antes de se tornar presidente.

No século XXI, Emilio fez participações em séries como Cold Case (mais conhecida em português como Arquivo Morto), Numb3rs e CSI:Nova Iorque. Em 2008 fez Emílio Estevez Two and a Half Man, aparecendo em um episódio do seriado então estrelado pelo irmão.

Emilio Estevez: prêmios e indicações

Aqui, mencionaremos alguns prêmios e indicações de Emilio Estevez em sua carreira.

Recebeu um Globo de Ouro ao filme Bobby, de 2006, dirigido por Emílio. No Festival Internacional de Cinema de Veneza, o filme ganhou um prêmio de obra biográfica (sobre o período que precedeu o assassinato do senador americano Robert Kennedy, irmão de John Kennedy) e foi indicado ao Leão de Ouro (prêmio de melhor filme).

O ator foi, durante sua carreira, indicado a cinco prêmios ALMA, que destacam as contribuições de artistas latinos.

Vida pessoal

Emilio Estevez casou-se em 1992 com a cantora Paula Abdul. Os dois se divorciaram dois anos depois, em 1994. Ele chegou a noivar com a atriz Deni Moore, mas o relacionamento acabou, embora os dois continuem bons amigos. Nos anos 1980, Estevez teve um relacionamento com a modelo Carrey Salley. Eles tiveram um menino, chamado Taylor Levi, em 1984, e uma menina, chamada Paloma Rae, em 1986. O relacionamento dos dois acabou em 1986.

Curiosidades

Diferentemente do pai e do irmão, Emilio Estevez usou seu nome real em sua carreira artística. Entre as razões, estão o orgulho por sua herança espanhola, vontade de evitar ser tratado simplesmente como “o filho de Martin Sheen” e, segundo se comenta, o gosto do ator pela assonância (repetição de um som vocálico) do nome Emilio Estevez. Segundo o ator, seu pai aconselhou-o a usar seu verdadeiro sobrenome e confessou se arrepender de ter adotado um nome artístico.

Embora mais conhecido como ator, Emilio tem mais de 10 créditos como diretor, incluindo filmes, como Heróis ou Vilões e o já citado Trabalho Sujo, e episódios de seriados, como Numb3ers, Cold Case e Em Nome da Justiça. Com Heróis ou Vilões (título original: Wisdom), Emilio tornou-se a pessoa mais jovem a escrever, dirigir e estrelar um filme.

Emilio tem no IMDb 6 créditos como roteirista, incluindo os roteiros dos já citados Heróis ou Vilões, Trabalho Sujo e Bobby.

Leave a Reply